top of page

Pesquisas que comprovam a eficácia da MT

• Saúde Geral

01.jpg

Um estudo realizado nos EUA durante 5 anos comparou as estatísticas de saúde de mais de 2000 praticantes de MT com as médias de 600.000 americanos. 

Os praticantes de MT de até 40 anos apresentaram 50% menos internações do que a média; os praticantes com mais de 40 anos, 70% menos internações.

• Hospitalizações

02.jpg

Um estudo analisou durante cinco anos detalhes dos planos de saúde de 2000 praticantes da técnica de Meditação Transcendental e verificou uma redução de 50% a 70% nas hospitalizações para procedimentos médicos e cirúrgicos em comparação à média de todos os outros segurados.O estudo obteve um valor de p: p<.0001. 

 

O fato de a queda ser maior em pacientes com mais idade indica um processo de envelhecimento saudável.

Um estudo analisou durante cinco anos detalhes dos planos de saúde de 2000 praticantes da técnica de Meditação Transcendental e verificou uma redução de 50% a 70% nas visitas a médicos em comparação com a média de todos os outros segurados. O estudo obteve um valor de p: p <0,0001.

O fato de a queda ser maior em pacientes com mais idade indica um processo de envelhecimento saudável.

03.jpg
04.jpg

Houve menos internações em todas as categorias hospitalares, exceto nascimentos:

 

87% menos internações devido a doenças do coração e 60% menos devido a câncer.

• Redução de doenças e despesas médicas

05.jpg
06.jpg

Um estudo sobre despesas e serviços médicos demonstrou que participantes dos programas védicos de saúde de Maharishi, que inclui a prática do Programa de Meditação Transcendental, apresentaram 70% menos hospitalizações (p <0,001) e gastaram 60% menos com despesas médicas em geral (P <0,001), em comparação ao padrão.

07.jpg

Este estudo analisou durante 14 anos a variação percentual anual em gastos do governo (corrigidos pela inflação) com serviços médicos entre 1418 praticantes de MT, em Quebec, no Canadá. 

Eles foram comparados a 1418 pessoas de um grupo de controle, escolhidos aleatoriamente, com mesma idade, sexo e região. Antes da aprendizagem da técnica da Meditação Transcendental, não houve diferença significativa na variação anual entre os dois grupos; contudo, o grupo que aprendeu a técnica apresentou posteriormente um aumento ligeiramente maior e ocorreu uma diminuição média anual de 13,8%, em comparação ao grupo de controle (p = 0,0017). Depois de cinco anos, as despesas reduziram em 50 % menos.

O estudo comparou as despesas de saúde de 1.418 canadenses praticantes da Meditação Transcendental durante 14 anos, sendo 9 antes da aprendizagem da técnica da MT e 5 anos após a sua prática. Antes de aprender a MT, suas despesas com saúde eram maiores do que as despesas das pessoas do grupo de controle (cuidadosamente selecionadas). No entanto, ao começarem a prática da MT, as despesas daqueles foram reduzidas em cerca de 15% ao ano em comparação ao grupo de controle.

 

 

Redução de despesas médicas de 50% a 78%, confirmada por dois estudos diferentes realizados em grande escala; apesar do resultado, ainda não há reembolso para a MT.

 

Após 5 anos, as despesas reduziram em 50%. Para o grupo com mais de 65 anos, a diferença foi de 78%, semelhante, portanto, a um outro estudo, realizado nos EUA. Ref. HERRON, R.; HILLIS, S. The Impact Of The Transcendental Meditation Program On Government Payments To Physicians In Quebec: an update. In: “American Journal of Health Promotion”, n. 14, 2000, p. 284–291

Disponível em
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11009854.Acesso em 03 de junho de 2018.

Por que o curso de Meditação Transcendental não é reembolsado pelos planos de saúde?

 

Se a medicina descobrisse uma pílula que reduzisse em 78% as despesas médicas dos idosos, todo o possível seria feito para torná-la acessível a todos; todas as seguradoras de planos de saúde poupariam muito dinheiro. 

Como se provou, essa “medicação” é uma experiência que não só melhora a saúde, mas também as nossas relações, a nossa capacidade cerebral e muitos outros aspectos de nossa vida. Embora essa experiência (transcendência) seja facilmente alcançada, exige formação e orientação adequadas para garantir que ocorra de maneira natural. Após 48 anos de pesquisa, esse programa ainda não é reembolsado pela maioria dos planos de saúde; em alguns poucos países há cobertura de custo dos cursos de MT.

• Melhoria da saúde em geral entre gestores e trabalhadores

Gerentes e outros funcionários de uma empresa automobilística apresentaram melhora na saúde após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, de acordo não só com os relatos sobre a saúde física e mental dos praticantes de MT, como também com as avaliações da gravidade e da frequência das queixas sobre saúde, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

08.jpg
09.jpg

Esta pesquisa realizada pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários do Sumitomo Heavy Industries que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram menos queixas físicas após cinco meses de prática, em comparação ao grupo de controle da mesma empresa.

Gestores que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na avaliação normal de sintomas somáticos relacionados ao estresse, como dores no peito e dores de cabeça, em comparação ao grupo de controle, em estudo realizado durante três meses.

10.jpg
11.jpg

Em uma empresa de equipamentos médicos, gestores aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e, após três meses, apresentaram um comportamento mais saudável em comparação a um grupo controle da mesma empresa, tais como: exercícios físicos regulares, melhor qualidade na alimentação e no sono, e redução no uso de álcool.

Gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram um aumento significativo de vitalidade física, avaliada por meio de uma escala padronizada, em contraste com o grupo de controle. Também foram observados um maior nível de energia e menos cansaço.

12.jpg

• Mais saudáveis à medida que envelhecemos

13.jpg

A presença de níveis mais altos de sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S) e plasma dehydroepiandrosterone sufate (DHEA-S) em idade mais avançada está associada a uma saúde melhor; por volta dos vinte anos, há uma redução natural dessa substância no corpo. 

Nesta pesquisa, verificou-se que praticantes da técnica da Meditação Transcendental apresentaram níveis mais elevados de plasma DHEA-S do que um grupo de controle. O gráfico mostra o índice médio entre os praticantes de MT do sexo masculino com mais de 50 anos; praticantes do sexo feminino apresentaram resultados semelhantes.

• Melhoria da saúde em geral entre estudantes universitários

14.jpg

Estudantes universitários no Camboja que começaram a praticar a técnica da Meditação Transcendental apresentaram, após três meses, melhora na saúde em geral (incluindo fatores físicos, mentais e sociais), em comparação com estudantes de duas outras universidades que não aprenderam a técnica.

• Redução de prescrição de medicamentos

15.jpg

Um estudo com 263 americanos praticantes da técnica da Meditação Transcendental apresentou redução significativa de uso de medicamentos prescritos (p <0,001), incluindo sedativos (p <.001), e analgésicos (p <0,01) em comparação ao grupo de controle.

Logo WhatsApp.png
bottom of page